Glauco Diniz Duarte Grupo GD – como instalar painel solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, existem muitas dúvidas em relação à adoção de um sistema fotovoltaico, sendo as principais delas relacionadas a fatores relacionados a análise estrutural, antes de instalar energia solar fotovoltaica.
Por exemplo:
Há algum requisito específico para a instalação dos módulos? Será que o telhado da minha casa é apropriado? Quanto terei que gastar para deixar tudo pronto para instalar?
Essas, são perguntas válidas e vamos solucionar algumas delas neste post.
O que você precisa saber antes de instalar energia solar fotovoltaica
Antes de mais nada, é válido reforçar que a posição ideal para os módulos fotovoltaicos no Brasil, é voltado para o Norte.
Sob o mesmo ponto de vista, é importante lembrar que antes de instalar energia solar fotovoltaica em telhados, coberturas ou fachadas, uma análise estrutural deve obrigatoriamente ser realizada, de forma a garantir a segurança de todos no local.
É muito comum, por exemplo, vermos telhados, com sistemas fotovoltaicos, que rompem após uma tempestade.
Entretanto, instalar energia solar em casa/comércio, não prejudicará em nada o telhado. Além disso, trata-se de um processo simples, sem a necessidade de grandes obras ou “quebra-quebra”.
Da mesma forma, os módulos solares são resistentes a chuva de granizo e todo o sistema é resistente a fenômenos naturais como tempestades e ventos fortes.
De acordo com o engenheiro civil, Vinicius Campos de Lima, que atualmente ministra aulas nos segmentos de atuação do SENAI-RS, a estrutura mais indicada para instalar energia solar fotovoltaica, é a de alumínio.
“Pela estrutura do módulo fotovoltaico ser de alumínio, quando a gente usa grampo, gancho, e até o próprio trilho em alumínio, dura muito mais! Não gera corrosão e tem uma durabilidade muito maior”, diz.
Campos ainda completa descrevendo que referente a estrutura do telhado, o tipo é indiferente. Este, pode ser de madeira, aço, pode ser uma laje de concreto, etc.
“O que mais importa é a estrutura resistir a carga que o sistema fotovoltaico irá gerar, aproximadamente de 12 kg a 15 kg, por m²”, relata.
Nesse sentido, é necessário que uma equipe especializada faça a avaliação, para dessa forma fornecer a melhor solução possível e evitar futuras dores de cabeça.
Como é feita a avaliação do local da instalação?
Além da posição e inclinação do telhado, existem outros fatores que devem ser levados em consideração antes da instalação dos módulos solares.
De acordo com Campos, o cenário ideal é que se tenha oprojeto do telhado/cobertura em mãos, desenvolvido por um responsável técnico, arquiteto ou engenheiro, para que assim, seja possível avaliar o tipo de madeira/aço que foi utilizado na construção da estrutura, além do tipo de concreto que foi executado na laje, que é o mais importante.
“Quando tem laje, o problema se reduz pela metade, pois a laje de concreto suporta cargas elevadíssimas; não será o fotovoltaico que irá fazer a laje romper. O grande problema é quando a residência/comercio foi feita com tesouras de madeira ou telhado de fibrocimento principalmente, que é quando eles economizam muito na madeira”, complementa o engenheiro.
Contudo, caso não tenha laje no local, é avaliada as condições da madeira. Por exemplo se ela está:
podre
tem poucas tesouras e terças
espaçamento adequado
cupim
entre outras coisas.
Por último, o engenheiro finaliza dizendo que caso não se tenha um projeto para sistemas maiores, é necessário fazer uma análise ainda mais aprofundada.
“Retira-se uma amostra da estrutura, manda para o laboratório e ‘ensaia’ para ver a característica do material utilizado, e aí depois faz – se um novo projeto né, fazendo alguns reforços estruturais”, finaliza Campos.
Da mesma forma devemos analisar os obstáculos de sombreamento que também são muito relevantes para a eficiência do sistema fotovoltaico.
Por último, é preciso considerar ainda, com a mesma importância, o resguardo de quem vai fazer a instalação.
Como essa pessoa vai se fixar em cima do telhado, deve conhecer a fundo as normas de segurança como a NR35 e NR10.