Glauco Diniz Duarte Grupo GD – como fazer painel solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o painel solar é composto por células solares, que absorvem a energia irradiada pelo sol e transferem parte dela para elétrons, que são portadores de carga e produzem a energia elétrica. Energia solar fotovoltaica em BH
Além de agredir o meio ambiente em proporções mínimas, esse tipo de produção energética pode ser instalada em diversos tipos de construção. Além disso, o funcionamento é contínuo, pois depende somente da luz do sol — mesmo que os dias estejam nublados, os painéis solares têm a capacidade de produzir energia elétrica.
Como analisar a qualidade de um painel solar?
Os módulos fotovoltaicos precisam atender a diversas normas e regulamentos para que sejam considerados adequados para a venda e, também, para que se encaixem em programas de financiamento para energias renováveis.
Além do tempo útil de vida do painel, é preciso estar atento à potência normal gerada, capacidade de suportar mudanças ambientais sem se danificar, segurança, rendimento, entre outros fatores. Para ajudar você a analisar a qualidade do painel solar, vamos citar os pontos principais que devem ser conferidos:
Desempenho
Este é, talvez, um dos aspectos mais importantes para se analisar antes de adquirir um painel solar. Isso porque o produto deve fazer jus às necessidades de quem irá utilizá-lo, atendendo a suas expectativas. A principal tarefa de um módulo solar é a conversão da luz solar em energia elétrica.
Por isso, é importante compreender quanta eletricidade o painel produz, e relacioná-la com o seu consumo. Assim, é possível saber se o produto poderá corresponder às necessidades.
Eficiência do painel solar
A eficiência é expressa em porcentagem e está relacionada ao grau de conversão de um painel solar em energia elétrica. Os produtos mais eficientes são de 20%, sendo que a maioria está entre 14% e 16%.
É importante ressaltar que um número pequeno de painéis com elevada eficiência gera a mesma quantidade de energia se comparado a um número maior de painéis com eficiência padrão. Esse fator pode ser relevante considerando-se o espaço do telhado que, muitas vezes, não é grande. Isso leva alguns clientes a escolherem os painéis mais eficientes, mesmo que o investimento inicial seja elevado, pois o retorno será garantido em longo prazo.
Caso a área não seja um fator limitante, o custo benefício dos módulos pode ser um atrativo para os clientes.
Qualidade do painel
A qualidade do painel solar está diretamente relacionada à sua eficiência, e deve ser analisada pelo cliente antes de adquirir o produto. No Brasil, utiliza-se o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Módulos Fotovoltaicos do Inmetro (PBE). Essa classificação é feita através dos conceitos A, B, C, D e E, que variam conforme a porcentagem de eficiência do painel.
Durabilidade
Este fator se relaciona às condições físicas do painel ao longo do tempo, incluindo as mudanças ambientais que podem afetá-lo. A durabilidade dos painéis solares pode ser avaliada se compararmos o tempo de garantia que eles possuem, pois a maioria dos fabricantes garante 25 anos!
Além dos fatores para avaliar a qualidade do painel solar, ainda são feitos testes pelas empresas — que fornecem certificados e requisitos para que o produto tenha total eficiência. Por isso, é importante avaliar todas as normas e requisitos disponíveis antes de realizar a compra do painel solar, para que ele atenda todas as expectativas e necessidades.