Glauco Diniz Duarte Grupo GD – como construir placa solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o uso da energia solar em residências cresce a cada dia, porém sabemos que as dúvidas em relação à adoção desta fonte de energia ainda são várias desde a instalação das placas fotovoltaicas até saber se seu telhado é apropriado.
No post de hoje vamos dar algumas dicas de como preparar sua casa para receber e gerar energia solar!
Antes de instalar a energia solar
Normalmente a instalação dos painéis solares fotovoltaicos é realizada no telhado das casas, analisando o espaço disponível para a instalação e o melhor posicionamento dos painéis para captação da radiação solar. A instalação também pode ocorrer no solo, em estruturas adaptadas para isso.
Para realizar a instalação no telhado de sua casa é necessário seguir algumas regras, sendo:
DIREÇÃO
O ideal é ter o telhado onde será instalado os painéis solares voltado ao norte, caso não seja possível a próxima inclinação recomendada é para o leste. O motivo desta inclinação é a forma com que os raios solares chegam à superfície terrestre e seu movimento durante o dia.
Caso seu telhado não possua essa inclinação será necessário realizar a correção deixando a estrutura de forma adequada para receber os painéis solares.
INCLINAÇÃO
Os painéis solares devem ser instalados com uma inclinação que acompanhe a latitude da cidade. Se o telhado não possuir a inclinação ideal será necessário corrigir a inclinação das estruturas de fixação dos painéis, de acordo com a latitude local, para compensar essa perda de radiação direta.
EQUIPE ESPECIALIZADA
Nos dois casos acima é necessário a contratação de uma equipe especializada que realize a avaliação do local da instalação de forma antecipada, fornecendo as melhores soluções caso haja necessidade de modificações.
AVALIAÇÃO DO LOCAL
Além da direção e da inclinação do telhado, antes de realizar a instalação, existem outros aspectos que precisam ser levados em consideração.
TELHAS DE BARRO
A instalação sobre as telhas de barro é permitida, porém é necessário avaliar se existem telhas quebradas. Também é preciso verificar se a estrutura de sustentação é forte e se possui boas condições.
Esse procedimento é necessário visto o tempo elevado de vida útil dos painéis solares. Em média sua vida útil é de 30 anos, por isso é necessário que a estrutura seja resistente pelo mesmo período evitando assim, futuras manutenções indesejáveis.
TELHADOS DE ETERNIT
Os telhados de eternit podem ser utilizados como base para receber os painéis solares.
CUIDADOS ADICIONAIS
Árvores, antenas e outras estruturas instaladas próximas ao telhado, podem gerar sombreamento. Isso pode prejudicar a produção de energia.
PAINÉIS SOLARES
Para saber o número de painéis necessários para suprir o consumo do local, devemos analisar o consumo em kWh para assim elaborar um projeto. Após decidir o número de painéis, devemos analisar a área disponível para instalar os mesmos.
PESO ADICIONAL
Por fim é preciso avaliar se o telhado tem capacidade para suportar o peso adicional dos painéis solares que varia entre 12 a 24 kg/m². Um engenheiro ou um arquiteto pode ajudá-lo a fazer essa avaliação.