Glauco Diniz Duarte Grupo GD – o que é energia solar e eólica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, para aqueles que ainda não sabem, a energia eólica, ao contrário do que possa parecer, provém da energia solar, uma vez que os ventos são originados como decorrência do aquecimento desuniforme da atmosfera, pela radiação solar. Essa desuniformidade no aquecimento da atmosfera é causado, principalmente, pela orientação dos raios solares e pelos movimentos do planeta.
“Uma estimativa de energia total disponível dos ventos ao redor do planeta pode ser feita a partir da hipótese de que, aproximadamente, 2% da energia solar absorvida pela Terra é convertida em energia de movimento dos ventos”, afirma Antônio Leite de Sá, professor do Curso a Distância CPT Energia Eólica – Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água, em Livro+DVD. Esse percentual, embora pareça pequeno, representa centenas de vezes a potência anual instalada nas centrais elétricas do mundo.
As regiões tropicais, que recebem os raios solares quase que perpendicularmente, são mais aquecidas que as regiões polares. Em consequência, o ar quente que se encontra nas baixas altitudes das regiões tropicais tende a subir, sendo substituído por uma massa de ar mais frio que se desloca das regiões polares. É esse deslocamento de massas de ar que determina a formação dos ventos.