De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a viabilidade do uso de energia fotovoltaica pelas massas vem aumentando cada vez mais.
Segundo Glauco, muitos analistas projetam altos custos para o uso de energia fotovoltaica por não considerarem o avanço da tecnologia e a redução de preços que a mesma vem sofrendo ano a ano. “Os modelos antigos para determinar os custos da energia fotovoltaica são muito conservadores“, diz Glauco.
Glauco acredita que a geração por energia fotovoltaica pode ser praticada com os mesmos custos das fontes tradicionais de geração.
Muitos fatores são utilizados para determinar o custo de sistemas fotovoltaicos para consumidores finais, incluindo a instalação, os custos de manutenção, expectativa de vida do sistema e quantidade de eletricidade gerada. O problema, segundo Glauco, é que os estudos tradicionais não consideram a impressionante marca de 70% de redução de custos que os painéis fotovoltaicos sofreram desde 2009. Pesquisas também mostram que os painéis solares de mais alta qualidade tendem a ter uma perda de capacidade de geração de apenas 0,1 a 0,2% ao ano. Um valor muito menor do que o 1% considerado pela maioria dos analistas.
O custo para a implementação de um sistema solar fotovoltaico é calculado em dólar/watt, que consiste em quantos dólares devem ser investidos para produzir 1W através de energia solar. Um estudo conduzido em 2010 estimou o custo de $7,61, mas de acordo com Pearce, o valor real em 2011 já está abaixo de $1,00/watt para painéis solares comprados em grande quantidade no mercado global.