Glauco Diniz Duarte Grupo GD – Inovação Imobiliária
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a inovação imobiliária é um dos temas mais discutidos em um momento de transição do setor. Saem de cena os métodos característicos das imobiliárias tradicionais e entram as plataformas digitais. Essa mudança pode representar ameaças ou oportunidades – tudo depende de como você se comporta diante dela.
Panorama da inovação imobiliária
Uma pesquisa global do Banco de Compensações Internacionais (BID, na sigla em inglês), indica que a valorização imobiliária no Brasil foi de 121% até 2018. A valorização anual ficou acima dos 20%.
Porém, em 2020, todo o cenário se alterou. Com a pandemia da COVID-19, uma nova realidade bateu na porta. Desde então, mudanças que vinham acontecendo de forma gradativa, como a digitalização de processos e a adoção o trabalho remoto, foram aceleradas.
Embora a expectativa de especialistas no começo da pandemia fosse de retração, o mercado imobiliário reagiu de forma surpreendente, com recordes de vendas. Entretanto, conforme explicamos em nosso artigo sobre as tendências do mercado imobiliário para 2022, o próximo ano não parece tão promissor.
A instabilidade econômica do país, que vem experimentando aumentos na inflação, nas taxas de juros e na incerteza fiscal, liga um sinal de alerta para uma queda no desempenho do setor imobiliário. Mapear oportunidades de inovar e tornar os negócios mais eficientes é ainda mais importante quando o cenário é adverso.
A seguir, veremos como a inovação imobiliária interfere em estratégias e processos das áreas de marketing e vendas.
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Inovações em marketing
Segundo dados do Google, 60% do tempo da jornada de compra dos interessados em imóveis já se concentra na internet. Porém, isso não significa que o atendimento humano será totalmente substituído. A tendência, na verdade, é que haja uma mudança no papel que corretores e imobiliárias desempenham.
Com um grande volume de informação sobre os imóveis já disponível nas redes e boa parte dos processos burocráticos sendo feitos por plataformas online, esses profissionais precisam atuar como consultores. A tarefa é entender a necessidade do cliente e ajudá-lo a escolher o melhor imóvel.
A verdade é que todo o suporte tecnológico utilizado para tornar as transações imobiliárias mais ágeis se transformará em commodity – algo que não muda muito de uma empresa para outra. Nesse cenário, o componente realmente inovador será o fator humano.
Muitas imobiliárias ainda erram ao olhar apenas para os leads que já estão perto de fechar negócio e descartar os demais porque estão “frios”. É necessário estabelecer estratégias que considerem os vários momentos da jornada de compra.
E é nesta questão que ainda vemos imobiliárias e incorporadoras com grande potencial derrapando. Relacionamento nunca será perda de tempo, e sim um investimento. Mesmo que o cliente não feche na hora, ele continuará lembrando da experiência única de atendimento que teve com sua equipe quando estiver pronto para realizar a compra ou a locação.
Entre as estratégias relevantes na construção do relacionamento, podemos citar:
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Atração de potenciais clientes em mídias sociais;
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Compra de mídia on-line para anunciar seus imóveis;
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Marketing de conteúdo para educar seu público e guiá-lo na jornada de compras;
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Nutrição de leads com e-mail marketing, tanto para resgatar antigos clientes quanto para angariar novos.