Glauco Diniz Duarte Grupo GD – O que faz uma construtora e incorporadora
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, é possível que, ao falar sobre imóveis, casas, apartamentos e outros termos relacionados a empreendimentos e construções, algumas ideias fiquem bastante confusas. Por isso, nesse artigo, você vai entender a diferença entre incorporadora e construtora e quais são as especialidades e as diferenças de cada uma.
Entender as divergências entre essas áreas é fundamental para que você procure a empresa mais adequada ao seu objetivo de compra. É importante, também, que você compreenda que qualquer negócio terá desafios comuns ao ramo ao qual pertence.
Na maioria das vezes, incorporadoras e construtoras costumam atender públicos diferentes e, por isso, apresentam responsabilidades, funções e problemas próprios.
Entenda as diferenças entre incorporadora e construtora
Para compreender as diferenças entre incorporadora e construtora, é necessário focar em cada uma dessas empresas, bem como detalhar a atuação de cada uma no mercado imobiliário.
É comum encontrar empresas que realizam tanto as funções de incorporadora quanto de construtora, uma vez que isso facilita as ações com o público, que, dessa forma, não precisa se preocupar com a origem dos serviços, uma vez que estes são feitos no mesmo local.
Mesmo assim, é importante entender a atuação e as funções de cada uma das empresas, uma vez que você pode precisar de negócios diferentes ao longo do processo de compra de seu novo imóvel.
Entender as diferenças entre incorporadora e construtora é importante para saber qual empresa procurar
O que você precisa saber sobre incorporadoras
Para deixar a explicação mais simples, faça as seguintes perguntas a um morador antigo de um bairro: como essa região era há alguns anos? Houve alguma transformação?
É provável que o morador te diga que muita coisa mudou, não é mesmo?! Isso acontece porque as necessidades dos moradores se alteram com o passar dos anos. Além disso, a população aumenta e o município tem a necessidade de mudar suas atividades econômicas.
Todas essas transformações impactam o mercado imobiliário. As mudanças fazem com que as pessoas passem a se perguntar onde é possível construir um imóvel. E essa é, exatamente, uma das funções de uma incorporadora: identificar oportunidades de um negócio imobiliário.
Para isso, as incorporadoras realizam estudos, com o objetivo de identificar quais são as possibilidades dos terrenos disponíveis na cidade, estejam estes desocupados ou sem utilização.
Uma das diferenças entre incorporadora e construtora é que a incorporadora cuida das questões burocráticas relacionadas à compra do terreno, como o registro no cartório de imóveis da região.
Agora que você conhece a função de uma incorporadora, precisa tomar cuidado com alguns detalhes das empresas, pois, se você tiver uma propriedade de interesse, uma incorporadora pode te procurar para fazer negócio.
Faça uma pesquisa sobre a empresa
Antes de fazer negócio com uma incorporadora, pesquise sobre a empresa e descubra se ela tem uma boa reputação no mercado.
Evite fazer negócios com incorporadoras que tenham atrasado o pagamento dos terrenos que compraram ou que respondam a processos judiciais.
Existem empresas que reúnem as funções de incorporadora e construtora em um único negócio
Observe a qualidade da comunicação
No momento em que estiver pesquisando, note se a incorporadora é cuidadosa ao atendê-lo. Veja, ainda, se a empresa divulga, de forma clara, seus canais de atendimento (telefone, e-mail e endereço) e se os profissionais conseguem responder às suas dúvidas de modo eficiente.
Além de conhecer as distinções entre incorporadora e construtora, essas perguntas acima são importantes para que você conheça a qualidade do serviço prestado pela empresa.
Se você notar que a incorporadora não responde às suas tentativas de contato ou que os atendentes parecem não conhecer nada do mercado imobiliário, tome cuidado e ligue o sinal de alerta.
O que você precisa saber sobre construtoras
Como o próprio nome sugere, o papel de uma construtora é construir imóveis. Os profissionais desse tipo de negócio atuam na construção civil e, com isso, é possível afirmar que as construtoras são grandes geradoras de empregos.
Essas empresas são responsáveis por contratar profissionais qualificados e, também, pela segurança deles, por meio do fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e da responsabilidade de qualquer custo relacionado.
É importante você saber que, nessa relação entre incorporadora e construtora, é comum que algumas construtoras sejam controladas por incorporadoras ou que elas façam parte do mesmo grupo empresarial.
A principal missão desse tipo de empresa é entregar a obra dentro do prazo, com qualidade e de acordo com as normas técnicas vigentes.
Antes de escolher incorporadora e construtora, você deve avaliar a reputação da empresa
Como escolher uma construtora?
Para ter a certeza de que a construtora está preocupada com a qualidade de seus serviços, pesquise se a empresa tem prêmios ou certificações que atestem as afirmações. Essas informações comprovam a excelência das atividades da construtora e o bom reconhecimento do mercado.
Caso você escolha um imóvel na planta, por exemplo, é essencial avaliar as condições financeiras da construtora. Na maioria dos casos, empresas endividadas atrasam a entrega das chaves, usam materiais de qualidade inferior e, caso ocorra a falência da incorporadora, não há a entrega do imóvel.
Você pode consultar essa informação em vários locais, como bancos, balanços anuais, acionistas, entre outros. Por isso, muito além de saber o que há de diferente entre incorporadora e construtora, você deve considerar que algo deve ser idêntico em ambos os casos: pesquisas e avaliações!
Confira a qualidade dos empreendimentos já lançados
Sabia que a melhor forma de conhecer a qualidade dos imóveis oferecidos pela construtora é visitando uma unidade já concluída? Isso mesmo! Dessa forma, você consegue analisar todos os aspectos existentes em um empreendimento entregue pela empresa.
Outra boa dica é conversar com pessoas que vivem em apartamentos levantados pela construtora e questionar se elas estão satisfeitas com a compra, se a empresa atende às dúvidas normalmente, entre outros pontos.
Verifique o projeto de incorporação
Uma construtora de imóveis séria não trabalha de forma irregular e, dessa forma, aparece a união do trabalho entre incorporadora e construtora. Assim, antes de comprar seu imóvel, é ideal que você pesquise se o empreendimento tem uma boa incorporadora aliada, bem como se está em ordem a documentação municipal.
Dados como esse são fáceis de conseguir na prefeitura da sua cidade, pois são informações públicas e, com isso, acessíveis a qualquer cidadão. Verifique se o empreendimento teve sua construção aprovada e se está devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis.
Avalie o tempo de mercado
O tempo de mercado é um dos melhores fatores para saber se uma empresa é de confiança. Instituições com baixa qualidade nos serviços não permanecem por muito tempo na ativa, principalmente no ramo da construção civil.
Por isso, não há segredo: sem cumprir prazos de modo correto e sem arcar com todas as responsabilidades, nenhuma construtora consegue atrair ou manter clientes por muito tempo e acaba sendo obrigada a fechar as portas com baixa credibilidade.
Por mais que existam diferenças entre incorporadora e construtora, é importante que você saiba que ambas prestam serviços complementares
Compare os imóveis com outros do segmento
Comparar os produtos também é uma maneira inteligente de avaliar a qualidade de uma construtora de imóveis. Até porque, nada melhor do que identificar os pontos fortes e fracos da empresa em relação a suas concorrentes do mercado.
Contudo, para ter sucesso nessa missão e verificar um resultado justo dentro da realidade, é necessário fazer um paralelo de imóveis dentro do mesmo segmento, ou seja, do mesmo padrão. Você pode comparar pontos como: formas de pagamento, valores das taxas e tipo de estrutura.
Agora ficou mais fácil de entender as diferenças entre incorporadora e construtora? Pode até parecer confuso no começo, mas é mais simples do que parece. O importante é que, quando você decidir adquirir um imóvel, saiba procurar por opções de incorporadoras e construtoras que tenham um nível de excelência na entrega de seus projetos.
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Dra. Flávia Freitas
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Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
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Qual é sua experiência no meu setor?
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Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
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Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.